top of page

Eu fico muito emocionada de saber que Deus colocou pessoas especiais que somaram e acreditaram na minha trajetória e em mim, por isso, faço questão de citar nome por nome.

Como comecei empreender na estética?

Bom, quando eu sai da faculdade jamais passou na minha cabeça entrar para a área da dermato funcional (que e a área da estética dentro da fisioterapia) até que um dia - e eu lembro como se fosse hoje - fomos levar meu avô em uma consulta e minha tia sempre dizia: Mayara você precisa entrar para estética! Enquanto esperava meu avó ser atendido, minha tia me mostrou um jornal que estava lá em cima da mesa e tinha uma propaganda de uma clinica de estética que dizia: “depilação a laser, drenagem linfática e pós-operatório”. Ela reforçava o quanto era uma área interessante.
 

Eu sempre dizia que eu trabalharia na área de UTI, inclusive eu estagiava em uma no hospital de Cabo Frio estando apenas no terceiro período da faculdade, me apaixonei pelo aquele mundo, a adrenalina de ver dos pacientes chegando no PS (pronto socorro) e eu vendo o quanto a fisioterapia era útil para salvar vidas. Aquilo me apaixonava! Mas a minha tia sempre estava no meu ouvido: filha você deveria entrar para área da estética.
 

Eu pensava que estética era banal e dizia pra ela: eu não vou fazer uma faculdade de 5 anos, onde eu estudo toda anatomia humana, estudo cadáver, decoro todos os ossos, ligamentos, tendões, fossas do corpo para trabalhar com estética. Se eu quisesse isso eu fazia um curso ou uma faculdade de estética que são menos anos e tal.
 

E até ai, segui firme com minha decisão. No sétimo periodo da faculdade fui estagiar em uma clinica aqui de Arraial, do Tear do Deve e da sua esposa. Eles são sensacionais, me acolheram como filha e sou extremamente grata. Lá dentro fui treinada por uma mulher maravilhosa que me ensinou o que era fisioterapia traumato-ortopedia de verdade, a Mariana Barreto, que inclusive hoje é minha paciente linda.
 

No oitavo período eu tinha que estagiar em outra área e ai fui até o hospital geral de Arraial conversar com o coordenador que na época era o Northon e ele me aceitou na hora, fiquei uns 3 meses no ambulatório do hospital trabalhando com traumato-ortopedia, mas não me identifiquei muito e pedi para estagiar na clínica médica e foi lá que aprendi muito. O João, que foi meu supervisor, me ensinou muito, foi lá que eu aprendi a ser uma pessoa melhor, a ter mais caráter, a me importar com a dor do próximo, me colocar no lugar das outras pessoas, tinha dias que eu quase não respirava porque era tanta responsabilidade de lidar com vidas, que eu me tremia e comecei a entender que não era sobre mim, mas era sobre vidas.
 

Foi no Hospital Geral de Arraial do Cabo que conclui o meu estágio durante um ano até que me formei. Sabe quando você se forma e aí você pensa e agora? O que eu faço?
 

Então o Northon - que eu não tenho palavras pra esse ser humano de caráter e exemplo profissional, que aprendi tanto, mas tanto com ele - me ofereceu meu primeiro emprego.Trabalhei por um ano e alguns meses na clínica médica, era um plantão por semana e às vezes eu supria quando chegava alguma emergência no PS ou quando precisava de um reforço na UPG (Unidade de Pacientes Graves).

.

Nossa, como eu aprendi naquele lugar, como que olhar tantas vidas passando pelas minhas mãos moldaram quem eu sou hoje, o meu caráter, o meu modo de pensar, de agir, ver pessoas lutando para sobreviver, sabe? Pessoas que estavam ali a meses, não tinham familiares só tinham a gente.
 

Bom, durante esses 1 ano e alguns meses eu fui percebendo que precisava de uma graninha extra no tempo em que eu não estava de plantão. Comecei através da clinica medica conseguir pacientes domiciliares. Como na época eu tinha acabado de me formar então eu não tinha nome ainda no mercado eu só conseguia cobrar a sessão de Fisio a R$50. E isso mesmo, era apenas eu, um estetoscópio, um esfignomanometro, um oxímetro, uma bola, um tera-band (elásticos) e um sonho.
 

Foi quando comecei a perceber que estava faltando algo e que eu não estava me encontrando naquela área de traumato-ortopedia e pensei em ceder ao que minha tia me falava lá atrás, afinal entrar para a área da estética me parecia algo mais paupável no momento.
 

Eu tinha uma professora da faculdade que dava curso na clínica dela em São Pedro. O meu primeiro curso foi de drenagem linfática e eu lembro até hoje quando ela falou: nossa, observem como ela drena, olha as mãos dela que lindas, que sincronia, ela falou: você tem talento! E pronto, esse foi o gatilho para me despertar para a estética.
 

A partir dai, eu não tinha muito dinheiro, eu era recém-casada e eu comecei a ver vídeos no YouTube sobre como que a drenagem que eu aprendi poderia somar em outras técnicas.
 

Nesse tempo, uma esteticista aqui de Arraial estava fechando o salão dela e queria vender tudo. Foi minha primeira compra e a melhor que fiz até hoje: a manta térmica. Minha segunda melhor compra foi o endermo (aparelho que ajuda na remodelação corporal) e comprando os 2 ela me daria 2 litros de óleo de brinde.

Pronto, eu não precisava de mais nada! A manta durou quase 4 anos e o endermo está comigo até hoje. E eu ainda uso ele para os meus protocolos.
 

Comecei a conseguir pacientes para massagem a domicílio, atendendo na cama delas, mas quem trabalha a domicílio sabe que não existe coluna quando se trabalha assim. Eu tinha 2 clientes fixas, mãe e filha, e foi através delas que desenvolvi meu próprio método de Detox Power, fiz vários testes foram dando certo e hoje ele é um sucesso aqui na clínica.
 

Trabalhando assim durante 6 meses, comprei minha primeira maca que pesava 20kg. Quando eu ia atender fazia 3 viagens, uma pra levar a maca, outra para bolsa com cremes e outra com a manta térmica e endermo, ufa!
 

E assim eu trabalhei por 2 anos. Fazia plantão no hospital um dia e nos outros trabalhava a domicílio com massagem e fazendo fisioterapia em idosos.
 

Eu já estava cansada de ficar indo de casa em casa, mas não tinha coragem de encarar e abrir alguma coisa pra mim, não acreditava que eu poderia até que fui sorteada e ganhei uma massagem relaxante de uma colega que tinha seu espaço em São Pedro. Gente, eu sai daqui de Arraial só pra fazer uma massagem relaxante de graça em São Pedro, olha o nível de cansaço da pessoa, mas Deus já estava preparando tudo, pois quando eu cheguei e fui conversando com ela contei que eu queria muito abrir algo pra mim, estava cansada de ir de casa em casa, era muito desgastante. E eu lembro que a Ana me disse: Mayara, você precisa começar! Pode ser só uma sala ou você pode passar anos construindo, mas você precisa dar o primeiro passo. E ai, gente... sai de lá determinada!
 

Meu pai tinha um espaço que não estava usando e eu perguntei se ele poderia me ceder para eu montar uma sala para eu atender. Eu tinha dinheiro guardado, mas provavelmente não seria o suficiente para uma obra e meu pai me disse: dá inicio que eu te ajudo! Nessa época eu também trabalhava com ele nos tempos vagos, administrava a empresa dele e fazia maquiagem aos finais de semanas em Búzios. Então, para quem acha que foi fácil chegar até aqui, não sabe da metade da história.
 

Bom, iniciamos a obra... Como fizemos bem devagar, devido a grana, a obra durou 1 ano e meio o bruto e depois fomos refinando com a parte mais cara que são os detalhes. Inauguramos a clínica dia 28 de janeiro 2022. Para a glória do Senhor que me sustentou ate aqui.
 

Inaugurei sem secretéria, sem celular, sem número de telefone pra clínica, eu que limpava, lavava banheiro, varanda, chegava todos os dias cedo para fazer isso antes de atender, eu não tinha maquinário, o que eu tinha era os do domicilio que comprei, meu padrasto me abençoou com toda a parte elétrica e não me cobrou nada por isso. E assim eu segui. Atendia 3 pacientes por semana, gente, por semana.... Não por dia. Até que 4 meses depois precisei contratar uma secretária para me ajudar e, como eu não tinha dinheiro, contratei pelo período reduzido de 6 horas. Em 6 meses após a inauguração eu tive que abrir a segunda sala, para que outros profissionais pudessem atender e para que eu atendesse nas duas também, pois começou a crescer o fluxo de pacientes, enquanto uma paciente estava na manta do Detox Power eu estava na outra sala fazendo um pós-operatório e aí enquanto essa paciente da manta tomava banho eu colocava um paciente na máscara da limpeza de pele e assim trabalhei sozinha, ralando todos os dias da semana incluindo sábado e domingo e sem folga.
 

A Ariana, a minha primeira secretaria, foi meu braço direito e esquerdo durante 1 ano e 6 meses que ela ficou aqui e eu sou muito grata por ela ter me ajudado e ter sido uma pessoa de confiança, que vestiu a camisa da empresa e me ajudou a levantar e crescer a empresa. Eu sou muito grata.
 

Com 1 ano de clínica eu comprei minha segunda máquina de criolipólise. Com 1 ano e 6 meses eu estava abrindo a terceira sala de atendimento com 1 ano e 8 meses só eu não estava dando conta então contratei minha primeira esteticista.
 

Gente, é só acreditar, trabalhar duro, ter muita fé, colocar Deus acima de todas as coisas, ser honesto, bondoso, ser fiel, que a recompensa vem. Sem ter que passar ninguém para trás, sem ter que roubar de ninguém, sem ter que fazer com o que não te pertence, o maior orgulho que eu tenho é saber que eu conquistei com muito trabalho e honestidade.
 

E hoje eu percebo que mesmo assim isso tudo não é sobre mim, mas e sobre o outro. Mudar a vida de alguém é muito lindo.

  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page